Sou Belemense. Moro na maior cidade do mundo na linha do Equador, maior metrópole da Amazônia legal, porém, queria que a grandeza deste município fosse muito além do que qualquer geografia. Minha terra já vivenciou momentos de plenitude, com planos de modernidade no século XX, período áureo da borracha, contudo, o que restaram foram o espaço urbano que, particularmente, foi pouquíssimo positivamente alterado, e as poucas arquiteturas e edificações que ainda sobrevivem, apesar do descaso do Poder Público.
Belém tem oficialmente cinco parques urbanos: Parque Ambiental do Utinga, Parque Ecológico do Médice, Parque da Ilha do Mosqueiro, Museu Paraense Emílio Goeldi e Bosque Rodrigues Alves. O Parque do Utinga, por exemplo, mantém os lagos Bolonha e Água Preta, que abastecem mais de um milhão de pessoas com água dos seus mananciais, mas estão cada vez mais ameaçados pela expansão dos bairros e das construções imobiliárias do entorno.
Minha cidade faz parte da maior floresta tropical do mundo. Parte do maior sistema de água doce do planeta, a bacia hidrográfica do Amazonas. Belém é rodeada de água, quase que uma ilha, mas acreditem! Nós daqui, quase não vemos o rio...
2 comentários:
Que "sacada" interessante. Vivemos rodiado de rio e quase não vemos. é isso mesmo. Quanto aos parques ambientais, eu conheço o museu, pois trabalho lá, o parque do utinga, muito bonito, se quiser podemos ir lá pois eles oferecem um passei de barco para os visitantes aos sabados. conheço o bosque também e já tinha ouvido falar desses outros dois, mas preciso conhecer. Quanto ao parque do utinga soube que os dois lagos estão em perigo, pois a população do entorno joga lixo e existe um perigo de o rio assorear, acreditas nisso? o água preta e o bolonha são mais que abastecer a cidade, eles são muito bonitos, o parque deveria ser mais bem explorado e principalmente tirar o exército da lí, os caras são muito ignorante, não sabem lidar com a população. outra coisa, agente conversando um dia com um rapaz que trabalha na cosampa, perguntamos a ele se nós bebiamos essa água desses dois lagos? ele me respondeu que sim, e que eles lá tinham um dos melhores tratamentos de água de todo mundo. aí eu fiquei surpreso. e perguntei, e como é que chega a água toda enferrujada na nossa casa? ele falou que os canos que levam a água para nossa casa tem mais de 50 anos e que precisam ser trocados. Como esse é um problema que ninguém vê ou percebe os políticos nunca tocaram no assunto.
Fale parceiro,
Já faz tempos que não tomamos um "goró". Quando vai ser?
Grande Abraço.
Postar um comentário