domingo, janeiro 06, 2008

Saquarema


Nada melhor do que falar de paraíso, lugar de delicias e de bem aventurança. Ontem de manha cheguei em Saquarema, um município daqui do Rio que marca fortemente minha infância. Cidade tipicamente rústica e tranqüila, cercada pelo Oceano Atlântico é considerada por muitos como a capital do Surf. Saqua é muito respeitada e tem lugar de honra na história do surf brasileiro. Cresceu devido as suas famosas ondas e os grandes eventos de surf que rolavam nos anos 80.
Quando criança, todos os finais de semana eram aqui. Saía da escola e nem passava em casa e já vinha direto junto com toda família. Ontem, assim que cheguei, tive logo aquela sensação de transporte ao passado. Foi bom, bom lembrar de momentos que estavam se apagando com o tempo.
O cartão postal da Cidade é a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Uma igreja que fica no alto dessa montanha aí. Daqui, temos uma vista panorâmica de todo local. É do caralho! O pôr-do-sol então, Loucura!
Saqua atrai muitos aventureiros e mochileiros. Tem praias de mar aberto e as ondas chegam a formar mais de 3 metros. Itauna é considerada uma das melhores opções para o surfe, lá são realizadas competições internacionais, e com as ondulações de sul, rolam direitas cujo tamanho e volumes de água lembram Sunset, no Hawaii. O segredo das ondas aqui são as Lages de pedras submersas.
Saqua tem também uma figura singular. É o carioca Serguei. Veterano do rock nacional, ele é uma lenda viva e não por sua voz. Ficou conhecido quando, em 1967, subiu na estátua do Pequeno Jornaleiro, na Avenida Rio Branco, no Rio, para dar vivas ao rock e à liberdade de imprensa em pleno regime militar. Mas fama mesmo veio pelo fato de ter tido um affair com a diva americana Janis Joplin.Vive aqui há um tempão e desfila até hoje de peruca loira espetada e lentes azuis, espalhando paz e amor e muitas histórias...
Saqua é para os devotos da aventura, da paz , e do paraíso. Seja você praticante ou simplesmente observador...

4 comentários:

morenocris disse...

Deve ser lindo mesmo, Tom. Pela força de expressão... rsrs

Beijos.

Quando volta retorna?

Beijinhos.

Antonio Carlos Monteiro disse...

Olá Cris,

Ainda nao sei. Acho que vou ficar tempinho. heheheheh

bjs

morenocris disse...

"Quando você volta"? Quando retornas?

Era isso.

Quanto tempo é esse "tempinho" ? rsrs

Beijos.

Antonio Carlos Monteiro disse...

o tempo é o carnaval, hahahahha.

bjs