quinta-feira, abril 10, 2008

Sou belemense


Sou Belemense. Moro na maior cidade do mundo na linha do Equador, maior metrópole da Amazônia legal, porém, queria que a grandeza deste município fosse muito além do que qualquer geografia. Minha terra já vivenciou momentos de plenitude, com planos de modernidade no século XX, período áureo da borracha, contudo, o que restaram foram o espaço urbano que, particularmente, foi pouquíssimo positivamente alterado, e as poucas arquiteturas e edificações que ainda sobrevivem, apesar do descaso do Poder Público.
Belém tem oficialmente cinco parques urbanos: Parque Ambiental do Utinga, Parque Ecológico do Médice, Parque da Ilha do Mosqueiro, Museu Paraense Emílio Goeldi e Bosque Rodrigues Alves. O Parque do Utinga, por exemplo, mantém os lagos Bolonha e Água Preta, que abastecem mais de um milhão de pessoas com água dos seus mananciais, mas estão cada vez mais ameaçados pela expansão dos bairros e das construções imobiliárias do entorno.
Minha cidade faz parte da maior floresta tropical do mundo. Parte do maior sistema de água doce do planeta, a bacia hidrográfica do Amazonas. Belém é rodeada de água, quase que uma ilha, mas acreditem! Nós daqui, quase não vemos o rio...

2 comentários:

Allan Rodrigues disse...

Que "sacada" interessante. Vivemos rodiado de rio e quase não vemos. é isso mesmo. Quanto aos parques ambientais, eu conheço o museu, pois trabalho lá, o parque do utinga, muito bonito, se quiser podemos ir lá pois eles oferecem um passei de barco para os visitantes aos sabados. conheço o bosque também e já tinha ouvido falar desses outros dois, mas preciso conhecer. Quanto ao parque do utinga soube que os dois lagos estão em perigo, pois a população do entorno joga lixo e existe um perigo de o rio assorear, acreditas nisso? o água preta e o bolonha são mais que abastecer a cidade, eles são muito bonitos, o parque deveria ser mais bem explorado e principalmente tirar o exército da lí, os caras são muito ignorante, não sabem lidar com a população. outra coisa, agente conversando um dia com um rapaz que trabalha na cosampa, perguntamos a ele se nós bebiamos essa água desses dois lagos? ele me respondeu que sim, e que eles lá tinham um dos melhores tratamentos de água de todo mundo. aí eu fiquei surpreso. e perguntei, e como é que chega a água toda enferrujada na nossa casa? ele falou que os canos que levam a água para nossa casa tem mais de 50 anos e que precisam ser trocados. Como esse é um problema que ninguém vê ou percebe os políticos nunca tocaram no assunto.

Antonio Carlos Monteiro disse...

Fale parceiro,

Já faz tempos que não tomamos um "goró". Quando vai ser?

Grande Abraço.