terça-feira, janeiro 30, 2007

Esquerda? Não sei não...

Com o lastimável cenário político que vivemos hoje, penso e reflito se ainda existe à esquerda no Brasil. Pois, vejo que as tendências atuais caracterizam-se contraditoriamente, no que diz respeito ao debate substantivo ou ideológico. Antigamente, assim que triunfavam nas eleições, os políticos ditos de esquerda, colocavam em prática os programas conservadores de seus adversários. Hoje, percebemos que os seus temas centrais, começam a ter objeto de um consenso cada vez maior;
A luta contra a desigualdade, o combate a pobreza, críticas ao modelo neoliberal e a sensação de que se foi longe de mais com as privatizações.
No entanto, algumas doutrinas concordam em dizer, que nao existe uma esquerda na América-Latina, mas duas.
Uma delas é moderna, de mentalidade aberta, reformista e internacionalista e, paradoxalmente, tem suas raízes na esquerda de linha dura do passado. A outra, nascida da grande tradição do populismo latino-americano, é nacionalista, estridente e de mentalidade fechada. A primeira tem plena consciência de seus erros passados e se modificou em razão dessa consciência. A segunda, infelizmente, não fez o mesmo.
Contudo, em lugar de discutir sobre se devemos saudar ou lamentar o advento da esquerda no Brasil, seria mais sábio distinguir entre a esquerda mais sensata e a irresponsável, apoiar a primeira e conter a segunda.

Ah, para esclarecer um pouco sobre a direita e esquerda atual, deixo vocês com a análise de Carlos Hernán Tercero:

"Atualmente, esquerda e direita são apenas palavras que designam o posicionamento dos seres humanos frente às vicissitudes da vida causadas pelo egoísmo inerente à raça humana. É natural que os menos aquinhoados desejem progredir; é, da mesma forma, natural que os que conseguiram construir algo lutem para defender o produto de seu trabalho e, entre esses dois posicionamentos, surgem inúmeros aproveitadores que nada produzem, tudo almejam e interferem politicamente para tirarem proveito de quaisquer oportunidades encontradas. Eles aliam-se ora à direita, ora à esquerda, conforme seus interesses e, se pouco fazem em prol da Nação, de quase tudo são capazes para ampliarem e manterem o seu poder.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sabia discussão. Acredito que uma das esquerdas simplesmente nao evoluiu. se tornou defasada, atrasada, muito nacionalista e conservadora. Como você disse, temos que conter a irresponsável e apoiar a sensata.
abs.

Antonio Carlos Monteiro disse...

Inteligente e rapida reflexão meu amigo. Mas nao se trata somente disso. Esta esquerda atrasada, conservadora e nacionalista está tomando a América-Latina. Dos paises do nosso Continente, salve engano somente a Colômbia não é governada pela esquerda. Não sou contra a esquerda, sou contra a falsa ideologia e contra tais ditaduras.