quarta-feira, janeiro 31, 2007

Uma ajuda para parar de fumar



Nada convencional e extremamente perigosa é esta maneira de parar de fumar:
Uma região do tamanho de uma moeda grande, localizada nas profundezas do cérebro e chamada ínsula, está intimamente ligada ao vício no tabaco, e danos a essa estrutura podem eliminar por completo a necessidade de fumar, descobriram cientistas. O trabalho que descreve a descoberta será publicado na edição desta sexta-feira da revista
Science.
Segundo nota distribuída pela Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS), que publica a revista, "obviamente provocar dano cerebral não é uma opção de tratamento para o vício em nicotina, mas os novos resultados poderão sugerir terapias para ajudar fumantes a se livrar do hábito, ou para acompanhar o progresso... nas terapias existentes".
O estudo foi inspirado pelo caso de um paciente que fumava cerca de 40 cigarros ao dia antes de ter a ínsula danificada num derrame, e que largou o hábito imediatamente depois. Ele disse aos cientistas que seu corpo havia "esquecido a ânsia de fumar".
A ínsula recebe informação de outras partes do corpo e, acredita-se, ajuda a traduzir esses sinais em sensações subjetivas, como fome, dor ou a necessidade de uma droga.

Nenhum comentário: