quarta-feira, janeiro 31, 2007

Devastação


A amazônia nunca foi tão devastada. Empresas madereiras cortam árvores insanamente. As queimadas causam perdas de 121 milhões de dólares por ano. Considerada a emissão de carbono, os prejuízos chegam a 5 bilhões de dólares. A soja avança sobre pastos antigos e capitaliza pecuaristas, que abrem novas áreas na mata. Cerca de 12% da Amazônia já virou pasto. Os garimpos que além de poluírem os rios e devastarem reservas ambientais, são responsáveis pela chegada da aids às aldeias indígenas. A revista veja publicou uma máteria que dizia "Que entre 2003 e 2004, a área desmatada da amazônia foi do tamanho de Alagoas".
O Brasil mostra cada vez mais sua incapacidade de preservar e explorar saudavelmente um dos maiores patrimônios da humanidade. A solução será a intercionalização da região?

2 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente parece que é isso que o Brasil quer.Estamos esquecendo que qualquer descuído pode levar a Amazônia às mãos de outros poderosos.Estes não gostam nem de samba ,nem de feijoada,mas sim de Coca colas e hamburguere´s.
O mundo está em alerta...o efeito estufa está acarretando no aceleração do aquecimento global....o mundo está em apuros!!!!
futuramente nossos olhos verão não mais essa beleza que nos encanta,e sim,as secas,causadas por queimadas,as águas transbordarão o nível do mar e inudaram cidades...e o Brasil..nem se quer se preocupa...futuramente,a amazônia não vai ser mais alvo apenas dos Estadonidenses e sim de todo o mundo...Então é muito bom que o Brasil abra seus olhos....Por que senão futuramente somos nós brasileiros,isoladamente,que estaremos em apuros!!!

Antonio Carlos Monteiro disse...

Brilhante reflexão Lilian. Estamos certo quem em 30 anos perderemos algumas de nossas riquezas, tais como o arquipélago do marajó, grande parte das calotas polares e toda flora desses ambientes.Mas não é só. Prometo texto esclarecedor acerca deste assunto. Agora, tsunamis a parte, acho Estaremos bem. Será?
rsrsrs..
bjs