terça-feira, abril 17, 2007

Retomar a importação de etanol do Brasil

O governo de Venezuela decidiu retomar a importação de etanol do Brasil, suspensa desde outubro de 2006. A informação é do assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.

Em 2006, esses embarques renderam ao Brasil US$ 15,897 milhões - em 2005, haviam somado apenas US$ 271 mil. O contrato será negociado entre a Petróleos de Venezuela S/A (PDVSA) e a Petrobrás. Entretanto, o gesto de boa-vontade de Caracas não diminui o potencial de conflito entre o Brasil e a Venezuela na discussão sobre biocombustíveis durante a 1ª Cúpula Energética da América do Sul, nesta segunda e terça-feira, em Isla Margarita.

Nesta terça-feira, o ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, conseguiu bloquear a tentativa das delegações da Venezuela e da Bolívia de incluir na declaração que será assinada amanhã pelos chefes de Estado sul-americanos a advertência de que a produção de insumos para os biocombustíveis não deve prejudicar as safras agrícolas nem as áreas de proteção florestal da região(Fonte: Estadão)

2 comentários:

Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos - Pós Graduado em GSSS - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. disse...

CA Monteiro,

O Governo brasileiro que cuide. É bem provável que corrida pelo metanol motive uma corrida desenfreiada e coloque em risco nossa economia. Já aconteceu com a soja, milho e outros. E o prejuizo para agricultores foi enorme. Abs do Jarbas do Aparte.

Antonio Carlos Monteiro disse...

o prejó pode ser grande mesmo. Ainda mais que quando perguntamos a alguns, a resposta é que a economia sempre esta boa

abracos