terça-feira, outubro 30, 2007

Salinas

Fazia um tempo, acho que dois meses que eu não ia a Salinas. Confesso que em meus sonhos, o sal tava meio que desprezado. Instantaneamente ao chegar, vi que meu modo de idéia existente era malsinado...
Acho difícil uma praia oceânica na Amazônia ter tanta beleza quanto às de lá. Pra mim, é uma das mais bonitas do Brasil.
A areia é bem granulosa e branquíssima, suas dunas envolvem a praia, algo que não se vê por aí. O vento de salinas é especial para as práticas de windsurf e kitesurf, alguns dizem que ele só perde para o de jericoacoara.
Durante os meses de Janeiro à Março, as ondas sofrem influência das grandes marés da região, chegando a alcançar 2 metros de altura. O sal é o reduto dos surfistas do estado, e onde são realizados os principais campeonatos de surf. Nos dias de flat pode-se deslizar no sandboard nas enormes dunas existentes na praia, ou no asfalto, praticar o pranchão do longboard nas ladeiras e inclinações abissais.
Para que gosta da pesca, uma grande quantidade de mangues em sua região, transformam suas águas em excelentes pesqueiros.
Lamentável diante de tanta maravilha é o desprezo dos seus gestores, que usam, gozam de salinas e nada fazem para melhorar ali. As ruas estão todas sujas, e a sinalização é péssima. Um local turístico deve ter como base, uma estrutura de recepção muito boa. E lá, o descuido é evidente.
Ocorre que, para os políticos isso pouco importa, pois turistas não votam, e para eles basta agradar a população local... Aquela velha visão deprimente...
Fora esses problemas, o sal é demais... tava demais...


3 comentários:

morenocris disse...

Hummmmm...essse "tava demais"...me deixou pensativa agora... rsrs...

Que bom você voltou, menino lindo!

Beijinhos, Tom.

morenocris disse...

Bundinha, Tom

Beijos.

Antonio Carlos Monteiro disse...

Tava demais mesmo! Vou ja repetir a dose...;)

:***