quarta-feira, outubro 10, 2007

Um alento de Vinícius


Semana passada estava meio desapontado; telefonei para o Vinícius de Moraes para ver se ele me dava algum ânimo, lá do céu. Peguei o telefone preto e disquei... Ele sempre cortês, me atendeu atenciosamente com a maior benevolência.

- Vinícius... Sou eu, o Toninho...

- Fale meu rapaz... Há muito tempo você não liga, algum problema?

- Ah Poeta, ando muito desiludido com algumas pessoas por aqui e seus modos de ver. Aprendi a viver a extensao do amor, amar sempre, buscando sempre receber impressoes, sentir sensacoes novas, como bem o senhor me ensinou, a enxergar com alma. Ocorre que, alguns seres vivem por maquinar este sentir, sabe, atenuando o sentimento, mantendo-o pra si, forjando sensaçoes... nao se permitindo sentir naturalmente. Amar sem se preocupar, viver a vida intensamente. Liberando desejos... Com a pureza de corpo e alma...
Quando você andava fisicamente por aqui, lembro bem que perguntaram se você estaria com medo da morte, e , placidamente, você respondeu: “Não, meu filho. Eu não estou com medo da morte. Estou é com saudades da vida”.
Penso muito nisso sabe... Por isso queria saber de você, sábio porta-voz da boêmia gente...Será que estou fazendo errado? Estou sendo ingênuo, por sentir naturalmente e sem grandes pretensões?

- Meu filho...Nao se preocupe muito com isso... é normal ter aptidão para sentir...

- Não consigo mestre... Estou consternado com essa humanidade...

- Meu garoto, é normal pensar essas coisas. Faz parte da nossa singularidade. Não se aflija não. Essas pessoas não nos entendem, nao sabem o que é o sentimento estreme...
Nos tempos em que eu estava por aí, era taxado por muitos como mulherengo por sentir e aproveitar o instante, viver em cada vão momento... Quando disse “que seja eterno enquanto dure” muitos nao entenderam a real profundeza de meu soneto, por vanidade essas pessoas são desconhecedoras da liberdade, nao compreendem que o sentir nao pode ser avaliado, é ingênito e muito inato. Tortura-lhes saber que a labareda do amor é finita, como sempre digo, posto que é chama...Contudo, se alguem disser que te ama, acredite, confie! Não importa o que o futuro traga com o passar do tempo... Bom rapaz, o nosso amor é estranho pra eles. Meu amigo camarada Tom, hoje também parceiro aqui em cima, ainda diz que “somos todos entes da escola do perdão”, porque vivemos com a alma livre, errando e aprendendo constantemente, vivemos do louco amor... aquele que toca e fere, e quando fere vibra, mas prefere ferir a fenecer... e vive a esmo.... Eles nao sabem que o sentir é confluência de apetites ubíquos, basta enxergar. Enquanto nós nos agradamos mais da eterna aventura em que persistimos, eles melancolizarão a suas vidas mal-aventuradas...
Nosso coracao se agrada, porque é amado, é fiel a sua lei de cada instante... Desassombrado, doido, delirante... Numa paixão de tudo e de si mesmo...
Voce me compreende?

E entao eu, extático e disléxico, respondi leve e lentamente;

- Sim..

E ele desligou...

Deus o abençoe poeta.

7 comentários:

Unknown disse...

Amo vinicius...principalmente aquele texto " para um menina como uma flor"...Foi uns dos mais belos q já li.
ms hj eu vim aqui para te agradecer..pelas tuas palavras, e te dizer q varias vezes ela me faz refletir e voam dentro de mim com uma rapidez q nem eu sei explicar
só sinto paz e alegria.....ja te disse isso hj.... e me fez enxergar o amor de uma outra maneira...obrigada por tudo
es um grande amigo
beijosss!!!

Antonio Carlos Monteiro disse...

Oi Tati.... Seja muito bem vinda a casa, ela estará sempre de portas abertas pra você...

Agradeço de coração todo elogio... Contudo, já lhe disse. Quem enxergou de outra forma foi você, quem abriu a porta do sentimento com alma foi você, sabe pq, você se permitiu isso, fez refletir... Posso ter sido um meio pra você encontrar o sentimento estreme, mas o mérito é todo seu. Liberdade de consciência nos faz voar...

Mil beijos... Apareça mais por aqui.

morenocris disse...

Você pode olhar para mim? Gostaria de te desejar Feliz Círio. De costas é impossível!

Beijos.

Antonio Carlos Monteiro disse...

HuHuahahue, verdade Cris...

Estou aqui, e em clima de Círio, meu natal preferido!

Beijos mil.

morenocris disse...

Ô garoto rebelde... rsrs

Bom feriado.
Feliz Dia das Crianças.
Feliz Círio.

Beijinhos, Tom.

Anônimo disse...

Ficou bacana esse diálogo.

Antonio Carlos - Toninho - o pai

Antonio Carlos Monteiro disse...

Olá Pai, ta de berço né? hahahaha...

não suma. Teus breves comentários tem valores triplicados pra mim. sem qualquer pretensao aos outros é claro.

abração