quarta-feira, novembro 28, 2007

Já tentei ser cético


Já tentei ser cético. Ser aquele individuo descrente e que duvida de tudo. Acontece que a descrença em tudo, tudo que não se possa provar é às vezes falha. Percebi isso um dia desses... O engraçado é que foi com a pessoa que eu menos esperaria ter tal momento de lucidez e compreensão. Vou já lhes contar a estória...

Era uma quarta-feira, um dia já muito badalado pra quem mora no Rio. Na verdade, as festas lá terminam no domingo e começam na segunda. Fazer o quê, né? Eu, como de habitual, estava num boteco muito singular, que faz eu me sentir em casa, tanto pelo astral quanto pelas figuras que aparecem e agraciam o papo, na mesa. A Pizzaria Guanabara. Lá, deito-me na rede das conversas e leio os melhores contos cotidianos. Por conta disso, apelidamos até o local de chalé... Então... Em meio a papos e papos, surge a idéia de se mandar pro bairro que agrega variadas manifestações musicais sem ofuscar gêneros e artistas, Lapa, Bairro da boemia carioca. Palco para o lirismo das letras do samba, os acordes do som do nordeste e a modernidade da música eletrônica, todos convivendo em perfeita harmonia nos bares espalhados pelas ruas... No calor da bagaça, todos foram.... Ao chegar lá, paramos num boteco na rua Mem de Sá. E como o local estava cheio, ficamos a beber nas mesas suspensas. Aquelas mesas que as pessoas ficam em pé. Naquela ocasião, um rapaz magrinho que vendia algumas coisas, me perguntou se eu queria comprar um adesivo de Jesus, no qual estava escrito “Jesus é a salvação!”. Eu, espontâneo e despretensiosamente disse, em murmúrio, que não acreditava em Jesus... Foi então que recebi um chamar do moleque que questionava e dizia:

- Ei, como? Não acreditas em Jesus?

E eu respondi...
- Não...
Ele mais espantado ainda, disse...

- Como? E a bíblia? Tudo isso? Ta de brincadeira não é, mané...

Foi aí que começou a nossa conversa. Afastei-me um pouco do bar e comecei a me explicar para o rapaz...

- Olha só, não me entenda mal, bicho. Eu não duvido da existência de Jesus, duvido de seus milagres e ressurreição... Pra mim, ele foi ser normal como nós. Característico de bondade, egoísmo, erros e aprendizados, como todos.

Aí o rapaz repetiu...

- mas é a Bíblia?

- Cara, a Bíblia foi consolidada 100 anos após a morte de Jesus. Naquela época a expectativa de vida era de 30 anos, no máximo. Como acreditar numa Bíblia de escrevinhações, e diga-se, imposições. Pensa aí... Roma era composta 90 por cento de escravos, o povo era de fácil manipulação... Com fortalecimento das congregações que se espalhavam as escondidas, até por membros da guarda real (Disse pra ele sobre o Santo expedito), e as milhares de burradas romanas (queda de Constantinopla, motins e etc.), a populacao necessitava acreditar em algo, para ser governada. Entao, Roma, decaída, foi tomada pelas congregações, e institui o catolicismo apostólico romano. Fruto de imposição e dogma (expliquei o que era dogma pra ele).

Naquele momento, ficamos eu e ele parados, ele sem ter me entendido muito. E eu, bêbado, pensando no que tinha falado... Foi aí que uma brisa que vinha da rua até sobre mim, e que mexeu meus cabelos dando aquele alivio, fez entao minha lucidez emergir... Naquela ocasião, pensei... Como falo besteira... Como não sei de nada...

Fiquei um bom tempo calado...Aí, depois disse pra ele...

- Mas olha, sabes como quebras toda essa minha estória?

Ele todo confuso disse...

- não...

- É o seguinte, consegues enxergar o vento? Consegues vê-lo? Não né? Mas sabes da existência dele pelo frescor que ele te causa (não falei frescor, não lembro o que eu disse, tava porre e frescor é gay demais. Sem preconceitos).

Agora pra nós. Não conseguimos ver a atomicidade do elétron, mas sabemos de sua existência pela Luz, quando assistimos tv, quando vemos diversas iluminações, e outras milhões de coisas que ela nos possibilita.

Moral... Existem coisas que você não pode provar, mas sabe de sua existência de alguma forma, até quando somente faz sentir-se bem...

O moleque tomou uma breja comigo, me deu um abraço, e eu voltei pra minha mesa suspensa...

4 comentários:

morenocris disse...

Ai Tom...fiz dois comentários...nem sei se passaram...são muitos vírus...é um inferno!

Mas, adorei o post.

Acredite em tudo. O seu coração sempre vai sinalizar a verdade porque a mente já lhe disse o que fazer.

Eu gosto do vento, do sol, da lua, das estrelas...de você! Muito!

Eu gosto das pessoas sempre. Até as que não me querem bem. Porque eu não consigo enxergá-las. São tão pequenas...e se transformam em números. E as que são grandes, me transbordam de carinhos. Por isso, você é um gigante para mim!

Beijos.
Boa noite.

morenocris disse...

ô menino lindo, por você anda?

Beijos.

Antonio Carlos Monteiro disse...

Oi Cris,

Situação que sempre gosto de lembrar. Teve alternâncias de loucura-lucidez. Coisas que gosto muito...

hahahhahaha, brigado! ;)

Também não tenho problemas com os que não gostam de mim. Acho ótimo. Sou notícia, né? De alguma forma estão falando de mim... bem ou mal... Ah... o que é bem e mal?
Só de Falarem, já me faz bem... o meu bem! o meu mal, desconheço... virou obsoleto há tempos...

Enfim, como diz o resumo dos textos... é isso. brigado o carinho..

Beijos Cris!

Antonio Carlos Monteiro disse...

Tô por aqui!

:***

Beijos