quarta-feira, junho 11, 2008

A volta da inflação


"A inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), taxa oficial usada pelo governo, registrou alta de 0,79% em maio, o que representa aceleração frente aos 0,55% verificados em abril, informou nesta quarta-feira o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). É a maior alta mensal desde abril de 2005, quando a inflação chegara a 0,87%, e da maior variação verificada para um mês de maio desde 1996. FONTE: Folha On-line. "


O que já era previsto e óbvio começa a acontecer. O Brasil está ameaçado pela inflação, novamente.

É comum entre os economistas, há tempos, a afirmativa que o país precisa mudar o perfil de seu orçamento. Todos avisam, denunciam, clamam sobre o excesso de gastos. Mas todos perdem sua credibilidade diante desse governo, que mente, que malversa e que sofisma o povo.

O governo brasileiro só dispõe de 0,9% do seu orçamento para investimentos públicos, e para financiar o crescimento privado. Ora, não é preciso ser nenhum grande economista para saber que o Estado não precisa deste PAC, nem de tanto simulacro de plano desenvolvimentista. O que ele precisa é de reformas.

Enquanto a cratera da previdência só faz aumentar, o governo aumentou também mais de 10% com gastos de funcionários. E olha que já entraram mais de 40 mil na mamada pública.


Mas neste enredo, ao menos, Lula faz jus a sua declaraçao. A de que " governar é gastar".

Nenhum comentário: