sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Filme

(Sophie Scholl - Die Letzten Tage )

Munique, 1943 : Hitler está a devastar a Europa, um grupo de jovens universitários recorrem à resistência passiva como arma para combater os nazis e a sua desumana máquina de guerra. É então que se forma o movimento de resistência Rosa Branca. Sophie Scholl (Julia Jentsch) é a única mulher do grupo. Em 18 de Fevereiro Sophie e Hans Scholl (Fabian Hinrichs) são flagrados quando distribuiam panfletos contra o regime e os dois são detidos pela Gestapo. Nos dias que se seguiram, no interrogatório de Sophie com o oficial da Gestapo Mohr (Alexander Held), desenvolve-se um intenso duelo psicológico.
Do ponto de vista histórico o filme é fiel, visto em dados preservados pela polícia da Alemanha, é uma verdadeira aula de história mostrando a face e a adoração do povo alemão pelo nazismo e a própria aversão que muitos deles sentiam. Agora o ponto mais forte sem duvida é a interpretação. Todos os atores desempenham um papel que fazem o público achar que tudo aquilo se passa realmente naquele momento. A convicção que os atores do grupo Rosa Branca em especial Sophie mostram defendendo até o fim seus ideais, como também os atores que apóiam o Terceiro Reich, revelam atuações brilhantes. A cena especial pra mim é a do julgamento dos irmãos Scholl, em que á um confronto entre o Juiz e os acusados, e por fim pondo uma pitada no dilema alemão sobre o nazismo, com uma talvez “amargura” do detetive da Gestapo que acaba iniciando a acusação de Sophie. Baseado numa história real, este longa mostra os momentos finais de Sophie, que teve o mesmo destino do grupo e do irmão, a decaptação.
O filme é dirigido pelo Alemão Marc Rothemund. Ganhou 2 Ursos de Prata no Festival de Berlim, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Atriz (Julia Jentsch). Ganhou também o Prêmio Ecumênico do Júri, no mesmo festival. Uma Mulher Contra Hitler foi rodado na ordem cronológica de suas cenas. Teve sua exibição na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2005 e concorreu ao Oscar 2006 como filme estrangeiro. Excelente filme. Recomendo.

3 comentários:

Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos - Pós Graduado em GSSS - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. disse...

A C Monteiro,

Obrigado pela visita e por ter linkado meu blog ao seu. Estou um pouco desfoca depois de um longo período de férias. Fique certo de que a recíproca será verdadeira. E o filme comentado por você é uma sugestão que vou acolher. Depois volto para comentar. Abs Jarbas do Aparte.

Antonio Carlos Monteiro disse...

Eu que agradeço a passagem por aqui. Sua visita é sempre bem vinda...Fico a esperar as novas.

Abraços.

Anônimo disse...

Vou assistir, depois comento...