quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Reféns da ignorância e do petróleo


A ONU publicou um estudo feio por 3000 cientistas sobre o efeito estufa, o perigo do aquecimento global. Se nossos lideres de hoje não agirem, nosso futuro será sombrio.
O efeito estufa é o aquecimento da Terra, ou seja, é a elevação da temperatura terrestre em virtude da presença de certos gases na atmosfera. Esses gases permitem que a luz solar atinja a superfície terrestre, mas bloqueiam e enviam de volta parte da radiação infravermelha (calor) irradiada pela Terra. Estudos realizados mostram que nos últimos 160 anos a temperatura média da Terra sofreu uma elevação de 0,5 ºC e, se persistir a atual taxa de poluição atmosférica, prevê-se que entre os anos 2025 a 2050 a temperatura sofrerá um aumento de 2,5 a 5,5 °C.
Em alguns lugares do mundo, já se percebe diferenças alarmantes nas paisagens. Na Antártida, cerca de 3 mil Km quadrados de geleiras viraram água entre 1998 e 1999. Dezenas de ilhas da Oceania, entre elas Fiji, Nauru, Tuvalu e Vanuatu, correm o risco de submergir com o aumento do nível dos oceanos. E o mundo...
Nós estamos reféns do petróleo. É isso aí. O petróleo move o mundo. O petróleo faz o Bush atacar o Iraque. O petróleo criou o Osama. Ele arma o Chaves. O petróleo é energia e morte para vida. É berço e tumulo. O petróleo nos da conforto e nos envenena.
Muitos acham que isso é coisa de ecologista. Ou nem se preocupam, pois a ciência achará a solução. Ou então, ah, isso é fruto do capitalismo selvagem. Mas acontece que os maiores poluidores, além dos americanos, são os chineses e os Russos.
Temos que parar de achar que este problema ambiental é uma ameaça a natureza. Não tem nada de ameaça a natureza. Vejam só, já morreram dinossauros, já tivemos era glacial, séculos de seca, chuva de asteróides. E a natureza ta aí. Continua numa boa.
Quem vai acabar... Somos nós... A raça humana...

4 comentários:

Jornalista Jarbas Cordeiro de Campos - Pós Graduado em GSSS - Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde. disse...

Antonio Carlos,

Obrigado pela visit. A propósito do fim da raça humana, leia no Aparte, logo abaixo de "Xô Sarney ainda não acabou", nosso artigo sobre "A bala meteórica perdida no espaço", que a milênios já extingiu com os dinossauros e mais recentemente provocou o diluvio. Vai ser o salve-se quem puder. Abs do Jarbas do Aparte ...

Cristina Lima disse...

Olá!
Bush e cia acham que são inatingíveis. Que as alterações do planeta não atingirão eles e suas poderosas famílias.
O ar condicionado alivia o calor , mas terremoto, furacão , tempestade etc, pega qualquer um.
Quando a tsunami chegou , não perguntou o saldo bancário de ninguém. Foi do hotel cinco estrelas à favela pegando todo mundo que estava na frente.

Antonio Carlos Monteiro disse...

Verdade Cristina, Mas pro Bush, "Política é o departamento de entretenimento da indústria."
Catástrofe? Aí que ele não sabe mesmo... Sua insensibilidade não permite.

Anônimo disse...

Bom.falar de aqueciemnto global jé está fazendo parte do nosso cotidiano....estamos sendo vítimas não só,da chamada,ira natural,como também de nossos semelhantes.
Daqui a algusn anos,percebo que tudo vai se tornar inútil,tudo que se refere aos direitos humanos,pq de certo modo,penso que quando acabar as fontes naturais,as pessoas se dedicaram,não só a busca de uma sobrevivência,e sim, a derrota de todos os seus semelhantes.Será o fim da dignidade,da lealdade,da confiança e evidentemente da segurança de todos.Aí sim, será um fim...e me digam vcs???
O que será feito,para tentar mudar essa realidade?
abs!